Você já ouviu falar em Cross Docking?
É uma das melhores estratégias de negócio na área logística para resolver problemas relacionados na gestão de estoque, em especial para espaços reduzidos, onde é preciso alocar produtos e/ou matéria-prima.
Implementando o cross docking no seu empreendimento, você otimiza de forma eficiente a entrega do produto ao seu cliente, e não precisa gastar com espaço físico de estoque.
A contrapartida é que você vai precisa sincronizar ações muito cuidadosamente e assegurar que o produto chegará ileso e no prazo ao consumidor. Assim, o centro de distribuição ou armazém se transforma em uma etapa crucial do sucesso da sua empresa.
Se interessou para saber mais sobre o Cross Docking? Então, continue acompanhando a leitura do artigo.
O que é Cross Docking?
Na tradução literal, Cross Docking significa “Cruzando as docas”. O termo surgiu para explicar um sistema em que as mercadorias descarregadas pelos navios nos galpões eram transportadas por meio de esteiras automatizadas para caminhões já organizados por região.
O cross-docking, também conhecida como distribuição em fluxo, é uma técnica utilizada pela logística para agilizar a distribuição de materiais.
O seu principal objetivo é receber produtos em um centro de distribuição (CD) ou armazém e, com o menor tempo possível, despachá-los, para que enfim sejam transportados em direção ao seu consumidor final.
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Essa estratégia possibilita que as mercadorias sejam transferidas da fase de recebimento diretamente para a fase de expedição. Dessa forma, são eliminadas algumas etapas do processo de armazenagem e o tempo de permanência dos itens no estoque é reduzido drasticamente ou quando possível esse prazo chega a zero.
Sendo assim, os gestores podem se empenhar exclusivamente no curso das mercadorias dentro da cadeia de suprimentos sem ter de se preocuparem com a armazenagem dos produtos.
Tipos de Cross docking
A atividade de cross docking pode ser realizada com diferentes unidades de carga (paletes, caixas, kits…). Existem diferentes formas de organizar as tipologias de cross docking, mas se seguirmos os passos exigidos para realizá-lo podemos destacar:
1. Cross docking pré-distribuído
O pré-distribuído representa o modelo de cross docking mais básico.
Nele, as unidades de carga já são preparadas e organizadas por parte do fornecedor considerando a demanda final. Portanto, a operação de cross docking “se reduz” ao receber a mercadoria e expedi-la exigindo pouca intervenção dos trabalhadores do armazém.
2. Cross docking consolidado
Em um esquema de cross docking consolidado, a mercadoria deve ser manuseada para ser adaptada aos requisitos do cliente final. Logo as unidades de carga recebidas são transferidas para uma área de cross
docking ou área de acondicionamento para serem examinadas e adequadas aos pedidos demandados.
Isso pode significar organizar paletes a partir de unidades de carga menores ou ao contrário: dividir a mercadoria em pacotes individuais ou kits de produtos.
O cross docking consolidado implica preparar novas unidades de carga que satisfaçam a demanda do cliente final.
3. Cross docking híbrido
Trata-se de um tipo de cross docking mais complexo que consiste em preparar os pedidos na área de acondicionamento com uma parte da mercadoria proveniente dos caminhões recebidos e com outra parte da mercadoria armazenada na instalação.
Nesses casos, a mercadoria recebida pode passar para uma área de armazenamento temporário em vez de ser aplicado diretamente o cross docking.
É um tipo de cross docking mais flexível, que permite enfrentar uma maior variedade de casos, mas que também exige uma coordenação eficaz de todas as tarefas ligadas a essa operação.
Vantagens Cross Docking
Reduz gastos com estoque: Como não vai precisar ter um espaço para estocar produtos, no máximo um local para receber dos fornecedores e fazer esse manuseio, com certeza os seus gastos de gestão de estoque vão diminuir.
Agilidade: Nesse sistema, o estoque é substituído por um centro de distribuição cuja única finalidade é gerar eficiência: preparar e reenviar a mercadoria enviada pelo fornecedor o mais rápido possível para o comprador. Assim, quem ganha é o seu cliente, que, com tudo correndo certo, receberá sua compra em um prazo mais curto, e você, que vai ser mais querido por ele.
Evita produto em falta: Na medida em que o fornecedor vai enviar os produtos conforme eles forem adquiridos, você não precisará se preocupar com ter ou não o produto em estoque. E também não vai precisar fazer uma previsão de demanda tão fechada, nesse caso.
Implementação
Para implementar um sistema de cross docking, você vai precisar passar por alguns pontos. Lembre-se, você precisa garantir que seu cliente receba o produto que comprou dentro do prazo que você informou que isso aconteceria. Por isso, é crucial coordenar e sincronizar esforços e ações de toda a cadeia de suprimentos:
1.Invista em um bom ERP (Enterprise Resource Planning): para que o Cross Docking funcione, a empresa precisa ter eficiência na sincronização do fluxo de mercadorias e informações internas e com fornecedores.
Todos da equipe precisam saber quando será recebido a mercadoria, em que quantidade e com que destino, são essenciais para um bom planejamento das operações. Um ERP nada mais é do que um bom sistema de gestão empresarial para sincronizar e organizar o fluxo de informações na sua empresa entre os diversos setores envolvidos nas operações.
2. Tenha uma equipe devidamente treinada e preparada: sem uma equipe preparada para gerir a atividade, uma comunicação organizada e eficiente entre fornecedores, pedidos e distribuidores, a estratégia não funcionará. Pelo contrário, poderá prejudicar a qualidade do seu serviço.
3. Negocie com fornecedores: para que o Cross Docking funcione, você vai precisar ter fornecedores em quem confie para formalizar acordos, de modo que ele reserve para você um estoque de X unidades do item Y e que também especifiquem um tempo de reposição. Assim, você garante ao seu comprador que o produto que ele pediu sempre estará disponível.
4. Esteja preparado para responder ao seu cliente: imprevistos sempre podem acontecer. Então, tenha um bom serviço de SAC para que seu cliente fique sempre seguro de que pode contar com você para eventuais dúvidas e informações sobre o progresso na entrega do produto.
5. Tenha um centro de distribuição: esse é o local onde os produtos da sua loja chegarão do fornecedor e serão encaminhados para o comprador. Se você não tem estrutura ou demanda suficiente para terceirizar esse serviço ou investir em um espaço próprio, você pode usar o seu próprio escritório para isso.
Afinal, se o sistema for bem implantado, a ideia é que você não tenha produtos parados, e por isso não precisará de muito espaço para guardá-los. Mas isso só por enquanto! Prepare-se para quando seu negócio crescer e o volume aumentar.
Essa é uma etapa crucial do seu serviço, portanto é estratégico acompanhar de perto esse processo para manter a eficiência do centro de distribuição.
6. Teste antes: antes de fazer altos investimentos e iniciar uma transformação desse tipo na sua empresa, você pode fazer um projeto piloto. Antes de mudar todos os seus processos, faça um teste com um volume de entregas menor. Assim, você será capaz de estabelecer as melhores práticas.
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