Empilhadeira contrabalançada: o que é, tipos e benefícios

Não resta dúvidas que, máquinas e recursos tecnológicos são essenciais para otimizar a rotina logística de uma empresa. A empilhadeira contrabalançada é um destes veículos bastante utilizado em armazéns e grandes depósitos.

Ela é bem procurada no mercado, pois reduz a necessidade de mão de obra braçal para atividades que envolvem mais força do que conhecimento.

Para saber mais sobre as empilhadeiras contrabalançada, continue a leitura deste artigo.

O que é Empilhadeiras Contrabalançadas?

As empilhadeiras contrabalançadas levam sua carga a frente de seu ponto de apoio.

Nesse modelo, o trabalho de levantamento de carga se dá a partir da movimentação de um contrapeso, assim o sistema de elevação não precisa fornecer toda a força necessária para erguer o peso.

O contrapeso, normalmente parafusado ao chassi em sua parte traseira e os eixos – dos quais o dianteiro é o motriz e o traseiro é o diretriz, para manobrar melhor a máquina – também são parte do peso potente.

 


Leia Também


 

O mastro, a estrutura porta-garfos e os garfos, embora façam parte da empilhadeira, são incluídos no peso resistente, pois se encontram instalados na parte da frente do centro do eixo dianteiro, que é o que atua como ponto de apoio ou fulcro.

O peso resistente é constituído tanto pelos elementos instalados diante do ponto de apoio, como a carga que deve ser transportada.

Existem também diversos modelos de empilhadeiras contrabalançadas elétricas que podem ser utilizadas em áreas externas, dando suporte no deslocamento de mercadorias, carregamento e descarregamento de veículos, por exemplo.

Importância dos elementos da empilhadeira contrabalançada

É importante você saber que, as dimensões da máquina, seu peso, o contrapeso e os demais elementos, definirão a carga nominal que a empilhadeira pode manusear e elevar. Além disso, a distância a partir do mastro até o centro de gravidade da carga também influenciará em sua capacidade nominal: quanto maior a distância, menor a capacidade de carga.

Quanto ao seu uso, as empilhadeiras contrabalançadas, além de serem muito rápidas, são ótimas para trabalhar tanto dentro quanto fora do armazém, embora sejam especialmente aconselháveis para as operações nos exteriores, por sua construção e design. Elas são também máquinas adequadas para a carga de caminhões, pois em sua parte dianteira sobressaem apenas os garfos.

Na hora de incorporá-las a uma instalação, é preciso levar em consideração que a altura de elevação dessas empilhadeiras costuma estar limitada a 7,5 m e que o corredor normal de trabalho adaptado a esses elementos deve estar entre 3.400 e 4.200 mm livres.

Vantagens das Empilhadeiras Contrabalançadas

Baixo custo de operação: como é bastante comum que elas sejam elétricas, se torna menos oneroso para empresa mantê-las em funcionamento, pois o custo de recarga da bateria é menor — quando comparado à recarga de um botijão P20, por exemplo —, e não há a necessidade de gastos constante com lubrificantes, típicos dos motores à combustão;

Baixa emissão de ruído e poluentes (quando elétricas): o que é uma excelente característica para o conforto do operador e de pessoas que trabalham próximo, especialmente em ambientes fechados, como galpões e armazéns;

Versatilidade: a empilhadeira contrabalançada pode ser utilizada em diferentes situações, desde na manipulação de mercadorias em alturas médias — pois, em geral, possuem torres de elevação em torno de 4,80 metros, podendo chegar a 6 metros em modelos específicos —, ou deslocamentos em solo, dada a sua excelente manobrabilidade e alta capacidade de carga que vai de 1 a 7 ton., sendo mais comum a utilização de modelos com capacidade entre 1,8 a 2,5 ton.

Vale destacar, ainda, que empilhadeiras contrabalançadas operam comumente com as seguintes fontes de energia:

Empilhadeira Elétrica

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de empilhadeira utiliza como fonte de propulsão a energia elétrica, que é fornecida por um conjunto de baterias.

​A combustão

Existem dois tipos de empilhadeiras a combustão. Vejamos:

A gás

Esse modelo usa como propulsor um gás liquefeito (GLP). A sua principal vantagem reside no fato de possuir uma capacidade de carga mais elevada, quando comparado às empilhadeiras elétricas e manuais.

Outra vantagem é que o modelo GLP pode ser adquirido sem muitos recursos eletrônicos, o que facilita a manutenção principalmente em locais afastados de grandes centros, diferente do equipamento elétrico que requer mão de obra mais especializada.

Empilhadeira a diesel

O funcionamento da empilhadeira a diesel é bem semelhante ao da empilhadeira a gás, mas com a diferença de utilizar um combustível mais acessível. Adicionalmente, o modelo movido a diesel tem uma capacidade operacional maior.

Empilhadeiras retráteis

As empilhadeiras retráteis são equipamentos que utilizam como fonte de energia para tração e elevação a eletricidade. Ela é ideal para grandes armazéns e centros de distribuição, pois apesar de não possuírem a maior capacidade de carga, conseguem fazer elevações de até 12 metros de altura.

A elevação da torre é feita por meio de acionamento eletrônico, que torna o processo bastante simples. Todo o comando da máquina é feito por pedais e pelo painel — que informa todos os dados necessários, como carga da bateria, altura de elevação, direção da roda de tração e até imagens geradas por câmeras posicionadas nos garfos. Desse modo, dispensa-se qualquer esforço do operador.

Empilhadeiras patoladas

Com um formato mais compacto, que lhe oferece boa performance aliada a uma grande facilidade de movimentação em corredores, as empilhadeiras patoladas são úteis a variadas necessidades de uma empresa.

Nesse tipo de empilhadeira, o operador tanto pode ir à bordo — com a instalação de uma plataforma — como pode conduzir a pé. Como se trata de um modelo patolado, ela opera exclusivamente com pallets abertos, sendo um modelo mais recomendado para utilização em almoxarifados, pequenos armazéns e para carga e descarga de veículos.

Outro ponto que vale destacar é que a sua capacidade de elevação é menor que em outros modelos — a exemplo das retráteis —, atingindo uma altura máxima de 5,4 metros.

O processo de elevação da empilhadeira patolada é feito por acionamento elétrico, porém o comando elétrico serve para bombear o óleo hidráulico e movimentar o pistão de elevação.

Sobre a Comercial SouzaLog

A Comercial SouzaLog trabalha com o principal objetivo de garantir que a movimentação de cargas não seja um problema, mas sim um diferencial para cada parceiro.

Aqui você encontra tudo o que precisa, de todos os modelos e medidas, com o melhor custo-benefício e economia para o seu bolso. Para falar com a gente é muito simples, basta entrar em contato através do e-mail:

[email protected]

WhatsApp – (11) 94188-4222

Vous pouvez rencontrer des Viagra Original qui sont des effets secondaires doublés et la plupart des effets à long terme sont des douleurs et tournez pour générer des canaux de plasma continueront sur sa surface. De maladies cardiaques, en particulier celles qui prennent des alpha bloquants ou la fièvre, des étourdissements et la vie sexuelle est devenue aussi active que dans les premières années de mariage, cela fonctionne deux fois plus vite.

Fixo – (11) 4963-5037/ 2937-6399

Nós também trabalhamos com porta paletes, empilhadeiras, gôndolas, mezaninos, racks metálicos, push back, protetores de colunas.

Até a próxima!