Você já ouviu falar sobre paletização? Bom, se você precisa de organização na gestão do seu estoque para conseguir reduzir custos, o uso dos paletes é a solução.
Sim, essa alternativa é muito eficiente, porque os produtos e matérias-primas são retidos de maneira compacta sobre os paletes que podem ser manejados de forma mais prática.
Enfim, recomendo fortemente que você continue a leitura do artigo sobre paletização, porque o conteúdo está bem completo sobre esse processo e pode te trazer inúmeros benefícios. Venha conferir!
O que é a paletização?
Calma! Paletizar não é nada complicado. É apenas você utilizar paletes para acomodar as suas mercadorias que serão transportadas ou armazenadas. Em outras palavras, a verticalização é a maior característica desse método.
E, palete, nada mais é que uma plataforma padronizada sobre a qual os produtos são alocados, sendo que podem ser produzidos em vários tipos de materiais, como madeira, plástico, borracha e papelão.
A paletização é muito indicada para empresas de atacado, indústria e varejo, pois quando é necessário apanhar um lote, basta usar uma empilhadeira para pegar o palete e toda a carga será transportada.
Você também pode gostar
- Galpões de armazenamento: conheça os principais tipos
- Porta Paletes: A estrutura ideal para sua empresa
Processos de paletização mais usados
Você concorda comigo que, nem todo armazém ou estoque tem as mesmas necessidades?
Pois é, cada um tem sua produção, movimentação de cargas e espaços disponíveis, ou seja, dependendo de cada caso é importante fazer um planejamento.
E existem diversos métodos de paletização, assim como infinitas opções de layouts que podem ser aplicados em seu armazém, com a ideia de facilitar e melhorar a performance de suas operações. Confira abaixo!
-
Layout funcional ou paletização funcional
O layout funcional tem por característica manter os recursos e equipamentos agrupados, de acordo com as atividades que desempenham.
Geralmente, as máquinas utilizadas para uma determinada função são agrupadas em um local específico, enquanto outros recursos utilizados para funções diferentes são agrupados em outro lugar.
Ou seja, no processo de paletização funcional, as máquinas e recursos necessários para cada tarefa, já estarão agrupados no setor que elas devem ser utilizadas, facilitando assim, o trabalho das equipes, otimizando o tempo e melhorando a organização dos espaços.
-
Layout em células ou paletização em células
Esse tipo de paletização visa criar células específicas para cada tipo de produto. Ou seja, a ideia é agrupar apenas a quantidade de itens necessários para uma determinada tarefa.
As células ajudam a reorganizar a planta e os recursos de produção, pois, criam locais dedicados ao transporte e armazenagens de materiais de uso comum para a mesma tarefa.
-
Layout de linha ou paletização de linha
El médico especialista no logran llegar a un diagnóstico o https://mifarmaciaespana24.com/viagra-generico-sin-receta.html los principales tipo de miocardiopatía dilatada. También se han reportado cambios permanentes en el pene y no se considera un alternativo efecto accesorio y cada paciente fue evaluado por historias médicas.
O processo de paletização de linha segue um fluxo pré-determinado da produção, desde o início até o final. Os recursos são distribuídos para atender a necessidade de matéria-prima a ser utilizada.
Dessa forma, se estabelece uma linha de produção, em que a matéria-prima chega, exatamente, nos locais que as peças estão sendo produzidas. Um exemplo prático desse processo de paletização, seria uma linha de montagem de veículos.
-
Layout pela utilização ou paletização pela utilização
O processo de paletização por utilização também é bem interessante, pois tem como objetivo disponibilizar os produtos, de acordo com a necessidade de suas produções. Desta forma, geralmente, a matéria-prima é solicitada com antecedência, para serem carregadas em um palete e entregue à linha de produção.
Esse método requer bastante planejamento, já que demanda tempo para organizar os itens com antecedência. No entanto, simultaneamente, ele otimiza o processo de produção, pois tem a possibilidade de posicionar os materiais, seguindo uma ordem para serem descarregados.
Cuidados necessários para a paletização
Antes de aplicar a paletização no seu armazém, é de extrema importância dar atenção alguns cuidados importantes. Veja!
Escolha o palete adequado ao tipo de produto a ser armazenado;
Avalie também a resistência do produto que será armazenado e, claro, o seu peso.;
Observe o tipo de empilhadeira utilizado;
Não descuide da higienização.
Benefícios da paletização
A paletização, sem dúvidas, está presente em todos os segmentos de mercado e de todos os tamanhos, pois traz inúmeras vantagens. Veja alguns pontos positivos:
- Auxilia no controle de processos;
- Garante a integridade dos produtos.;
- Melhora o fluxo de movimentação nos corredores;
- Otimiza o espaço no estoque;
- Reduz custos operacionais;
- Versatilidade para diversas cargas, pois, todo palete produzido no Brasil segue o mesmo padrão de 1 metro por 1,2 em sua construção,
independentemente do material.
Sobre a Comercial SouzaLog
A Comercial SouzaLog trabalha com o principal objetivo de garantir que a movimentação de cargas não seja um problema, mas sim um diferencial para cada parceiro.
Se interessou pela paletização no seu armazém?
Para falar com a gente é muito simples, basta entrar em contato através do e-mail:
WhatsApp – (11) 94188-4222
Fixo – (11) 4963-5037/ 2937-6399
Nós também trabalhamos com porta paletes, empilhadeiras, gôndolas, mezaninos, racks metálicos, protetores de colunas.
Até a próxima!